REGRAS DE SEGURANÇA PARA REBOQUES

 

 

Conduzir um veículo com uma carretinha anexada a sua traseira não tem nenhum segredo, mas é preciso que tenha conhecimento de alguns cuidados a se tomar enquanto está fazendo um transporte através das carretinhas e reboques, afinal o carro ganhará mais alguns metros e um sistema articular que precisa de um pouco mais de habilidade com as regras de segurança respeitadas. Quando se está dirigindo um automóvel que esta com um compartimento anexado na traseira do veículo, a potência do motor e a eficiência da frenagem são comprometidas afinal o carro precisará carregar um peso maior implicando no arranque do carro e dependendo do peso carregado na carretinha a velocidade também é comprometida, mesmo por que dirigir em uma velocidade alta com uma carretinha carregada abre a possibilidade de acontecer algum acidente.

A frenagem acaba perdendo um pouco a eficiência devido a tensão que o carro ganha em sua traseira feita pela carretinha e quanto mais pesada é a carga mais afetará a frenagem do carro, mas isso não quer dizer que irá perder o freio mas que precisará tomar muito mais cuidado em deixar a distância de segurança do carro da frente.

 

As curvas consequentemente deverão ser feitas mais abertas para que a carreta não tenha o risco de desestabilizar tudo caso entre em contato com a calçada. Quando se dá a ré também é necessário certo cuidado, pois a carreta tende a ir para o lado contrário da traseira do veiculo e ao estacionar o carro o tamanho da vaga deverá ser maior para que caibam no espaço disponível, nas ultrapassagens exigem ainda mais o cuidado e a atenção do motorista. Outro ponto a se destacar é verificar a capacidade de tração que o automóvel possui e também qual o peso de carga que a carretinha e reboque suporta carregar.

 

Mas além desses cuidados básicos ao se dirigir um automóvel com uma carreta ou reboque fixado na traseira no trânsito existem algumas regras que exigem formas de segurança instalado na carretinha, como por exemplo, sistemas de freio instalados na própria carreta para carretas que carregam cargas acima de 500 kg.

 

As lanternas e o pisca alerta na carretinha também são muito importantes, para que possa funcionar é obrigatório que o engate ofereça recursos elétricos como uma tomada para que as luzes de segurança se acendam em sincronia com os comandos do automóvel, assim será menor o risco de colisões e de deixar outros motoristas nervosos ao serem surpreendidos.

 

É preciso que siga essas regras de segurança, sendo regras de segurança obrigatórias que são exigidas por lei, o não cumprimento dessas regras pode resultar em uma multa e em alguns casos pode ser que o carro seja apreendido, principalmente se o engate estiver fora das especificações da lei. Para que esteja dentro das leis é preciso que comece a se regulamentar desde o momento que for instalar o engate na traseira do automóvel cadastrando o poder de tração e depois fazendo o emplacamento da carretinha.

 

As regras básicas do transito também devem ser respeitadas, assim terá menos risco de acontecer acidentes e colisões devido a tensão que se cria quando se transporta cargas em uma carretinha.

 

Postado por 

http://indaiacarretasereboques.blogspot.com.br/2013/05/regras-de-seguranca-para-carretinhas.html